A CS BIOENERGIA S.A. é uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários, composto essencialmente por matéria orgânica. Adicionalmente será utilizado compostos orgânicos dos resíduos coletados de grandes geradores como shoppings e restaurantes.

A empresa construirá um complexo industrial para tratamento dos resíduos descritos, no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, em uma área de 27.984 metros quadrados.

Estrutura Societária

A CS Bioenergia S.A., esta constituída na forma de sociedade anônima de capital fechado, composta por 5.200.000 (cinco milhões e duzentas mil) ações ordinárias com valor nominal de R$ 1,00 (um Real) cada, sendo assim distribuídas entre os sócios:

Estrutura Societária

Demonstrações Financeiras

Clique no ano desejado para visualizar as demonstrações financeiras:

2014

2015

2016

Atividades da Empresa

As atividades da Empresa visam o atendimento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), atuando nas fases regidas pela Política que rege as prioridades da seguinte maneira:

  • Não geração;
  • Redução da geração;
  • Reutilização;
  • Tratamento;
  • Disposição.

Produtos e Serviços

Recebimento

A Coleta de resíduos dar-se-á pontualmente nos grandes geradores, através de empresas especializadas em logística de resíduos. A CS, receberá resíduos orgânicos classe 2, responsabilizando-se pelo tratamento dos mesmos, os quais serão utilizados para a produção de biogás. A CS, adicionalmente, realizará o recebimento de lodo proveniente das estações de tratamento de esgoto e efetuará a biodigestão aproveitando o biogás gerado pelo processo.

Biogás/Energia elétrica

O biogás gerado pelo processo será integralmente utilizado na geração de energia elétrica, por meio da combustão do gás em motores da GE, especialmente desenvolvidos para esta finalidade. A potência instalada será de 2,8 MW.

Fertilizantes

Ao final do processo ainda é possível a produção de fertilizante sólido a partir dos resíduos remanescente do processo de biodigestão. Para os primeiros 4 anos após o start up, este produto será destinado a aterros e, tão logo obtenha a certificação do Ministério da Agricultura será utilizado como fertilizante.

Empresa

Planta de Biogás

Planta de Biogás

Planta de Biogás

Planta de Biogás

Planta de Biogás

Planta de Biogás